Gestão não é competição de simpatia nem de antipatia


Não vou para empresas que tratam mal o funcionário!

Já deixei de ir para salão de beleza, lojas de roupa, restaurantes, até concessionária… pelo mesmo motivo: gestores ou donos que menosprezam o time. 

Recentemente fui para um local, quando a gerente da empresa entrou, sua bolsa bateu no porta sombrinha, que caiu e espalhou tudo pela recepção.

Ela se abaixou, recolheu e ergueu os objetos, e ao invés de olhar para toda uma clientela lá no local, ela olhou para funcionária e disse: Fulana, a primeira coisa que tem que fazer é organizar a recepção!

Genteeeee, logo na minha frente! Minha vontade era de sair do local ou de dizer: Moça, foi você que derrubou com sua bolsa, e deixou tudo no mesmo local, que estava antes. A recepção não estava desorganizados e a senhora deveria cumprimentar seus clientes ao invés de ser grosseira com sua equipe. 

Mas fiquei calada, porque um cliente insatisfeito, em 80% dos casos, não retorna mais, sem dizer os motivos, e aí da conta o caso para no mínimo três pessoas.

Continuando…

A “líder” adentrou à loja e todos na recepção se entreolharam, condenando o ato. 

A colaboradora ficou no seu trabalho quieta e não esboçou nenhuma emoção, o que para mim deu a entender que esta cena constrangedora é constante. 

Donos, gerentes e responsáveis, existe uma legislação que rege os direitos do trabalhador, e lá está escrito Danos Morais. 

Dano Moral nada mais é que uma lesão direta à dignidade do trabalhador. Qualquer conduta que promova constrangimento, dor, angústia é passível de multa - é bem alta, tá? 

Portanto, ao escolher ser empresário, gerente, gestor, conheça bem a legislação, depois exerça a empatia, estude muito e depois seja um líder que agrega e não que humilha. 

No exemplo específico: o correto era ter levantado o material, ter sorrido para os clientes, desejado um bom dia e depois ter seguido para suas tarefas. No momento oportuno, chamar a colaboradora e ter explicado como deveria organizar a recepção, mesmo que já tenha feito isso mil vezes. 

Graças, não preciso voltar mais ao local! 

Existem outras empresas que tem uma Gestão coerente e humanizada, é pra lá que eu vou!