Venha refazendo algumas compras, para o escritório e para casa. Como meu desejo era ter tudo rápido – comprou, levou – me aventurei nas ruas de Campina Grande, em uma verdadeira maratona para escolher os itens desejados.
Caramba... tomei um banho de água fria. Opsss!!! Melhor, dizer gelada. Algumas experiências que quero compartilhar, sabendo que você não faz nada disso no seu estabelecimento.
1ª intempere – cheguei à loja às 8h, mas as segundas só abre às 9h, para uma reunião interna. Que beleza, poderia ter no site, no Instagram, no WhatsApp em qualquer meio que mostrasse que eu não perderia 1 hora do meu dia, por FALTA DE COMUNICAÇÃO.
2ª intempere – já sabia o que ia comprar na loja, já havia pesquisado e quem me atendeu foi o dono da loja. Acabou me mostrando o outro item, que gostei e comprei também. Ai, do nada, ele tem a honra de dizer: Vou deixar vocês agora com o “meu funcionário” Fulano, e foi faceiro fazer um Story. Tadinho de Fulano, não sabia a negociação e teve que esperar a “Dono da Loja” terminar a blogueragem para saber como havia sido a negociação, pois a minha palavra não bastava.
3ª intempere – péssimo atendimento, quase não tem peças de mostruário, e eu me senti comprando pela internet, já que o prazo de entrega é de 20 a 25 dias. Oiiiii???? Viva a Privalia!
4ª intempere – no almoço, o garçon disse que “com todo respeito, seu sorriso é lindo”. Sério? Elogios ou críticas pessoais são proibidos na conduta de atendimento ao cliente.
5ª intempere – esperando os móveis para montar, recebe a ligação do montador. Moça, é que para entrar tem que pagar o estacionamento. No momento eu fiquei sem entender, já que eu havia informado o local da entrega, e o dono da loja não passou para os montadores. Então, para não perder tempo, eu falei: “Ok, entre, pegue o cartão do estacionamento que eu pago”.
Tenho muitos outros detalhes, que mostram que ainda há muito para melhorarmos o atendimento, fazendo da experiência de compra e venda um momento legal, e não cansativo, onde de um bairro para outro querem cobrar 80 reais de frete, para duas cadeiras.
Sério, eu que defendo tanto a compra humanizada, a valorização da economia local, fiquei estarrecida e vi, que o contato com o carrinho de compra on-line é melhor do que a experiência de ser mal entendida e trocada pelo story gravado.
Pra mim, deu! Fui tomar um sorvete delicioso, olhar o Açude
Velho e fazer orações para lembrar que quem movimenta a economia da cidade são
pessoas, atendida por pessoas e que treinamento é igual a banho (muito clichê),
é preciso sempre fazer.
Por fim... amei minhas compras na net, sentada na minha
cama, com o ar condicionado ligado, e ainda comprando produtos mais baratos.
Ah... depois não reclama porque o comércio está fraco!
Patrícia Alves - comunicóloga e especialista em consultoria empresarial.