Empresário, a responsabilidade é sua. Assuma ou peça apoio!


Há 19 anos atuo como consultora empresarial, principalmente mediando conflitos externos e internos, através de uma fala e escuta proativa.
Praticamente em todas as conversas com empresários, ouço as mesmas queixas, da grande maioria, dos empreendedores:
- Está "faltando" profissionais para trabalhar!
- A concorrência, sempre desleal!
- Entrou, não sabia de nada. Ensinei tudo e depois virou meu concorrente ou foi trabalhar para o meu principal concorrente.
- Quem quer trabalhar certo, sofre com muitos impostos e fiscalização!
Essas reclamações sempre foram pertinentes, quando eu realmente percebia a "dor" de ser empresário.
Eu mesmo, pensando ter aprendido com as experiência dos outros, senti na alma todas estas queixas!
Mas e agora, o que fazer? Parar, chorar e desistir?
Essa pra mim nunca foi uma opção, quero mesmo me enxergar com fraquezas e limitações, conhecendo possibilidades de sucesso, seguindo estrategicamente técnicas e processos adequado aos meus clientes internos e externos.
Assim, aprendei que não existe falta de profissionais qualificados, como eu gostaria, eu vou ter que treinar!
Sim, alguns vamos ensinar tudo e mesmo assim eles vão nos deixar, seguindo sonhos que nós mesmo plantamos no coração deles.
Concorrência desleal? Opa!!!! Será que eu sou mesmo tão leal?
Somos imperfeitos, precisamos refletir sobre estes quesitos bastante, para não sermos injustos.
Os encargos e impostos são altos, mas você nao sabia quando começou? Não fez seu planejamento financeiro, pensando no que iria recolher para o Governo, salve, salve , Brasil?
E esse tudo certo vai se modificando, tornando-se em alguns casos maleáveis, até percebermos que precisamos agir!
Tenha atenção no recrutamento e seleção;
Conheça seus concorrentes;
Escute seu time e seus clientes;
Saiba o propósito da sua empresa;
E nunca para de se atualizar.
Afinal de quem é a empresa, mesmo?
Seja responsável pelos seus atos, olhe no espelho!

Borá lá, que a vida é pra já!